domingo, 8 de junho de 2008

Edinho: culpado sozinho?
5 de junho de 2008 16:18 Categoria: Uma torcida com opinião
Alexandre na CHESF
Por Alexandre J. Holanda Dias, funcionário da Chesf e formando em matemática pela UFPE
Têm sido comum na mídia as tristes notícias que envolvem o nosso querido Santa Cruz Futebol Clube. Os vexames, os resultados e as situações que ridicularizam o clube e a torcida vão juntando-se de forma avassaladora. Falar de cada uma delas só nos causa tristeza e indignação. Tristeza por tratar-se de nosso clube que agoniza e indignação por não conseguirmos fazer nada para livrá-lo. Nem mesmo a mão podemos estender para acariciá-lo e dizer-lhe: “Tenha calma, pois esses malditos tiranos estão com os dias contados”. Não aceitam a ajuda de ninguém.
Será que nós somos tão incapazes de tirar o clube das mãos de pessoas tão despreparadas e ultrapassadas? Essa é uma clássica pergunta. Acho sinceramente que não. Ninguém livra o Vasco de Eurico Miranda. Ninguém livra o Flamengo do Márcio Braga, ninguém livra o Cruzeiro do Zezé Perrela e por aí vai. O problema é que ninguém fez um mal tão grande a um único clube de futebol, como essa gestão calamitosa e atrasada tem feito ao Santa Cruz.
Vai sempre existir no meio futebolístico estes casos de manutenção de poder direta ou indireta. O caso é que mesmo quando se tem pessoas comandando um mesmo clube em várias gestões, não se vê o que acontece hoje com o Santa Cruz em canto algum do universo.
A incapacidade de gerar receitas é patente. Não temos um clube dos treze e pior: nunca teremos. Falar que “o problema do Santa Cruz não é de gestão e sim de dinheiro” é uma asneira tremenda. A falta de dinheiro é conseqüência imediata da falta de gestão. Eu agora fico pensando que ainda que contássemos com os 11 milhões do Clube dos Treze, será que essas pessoas teriam visão para gastar corretamente esse dinheiro? Claro que não, pois quem não sabe gastar 11 mil também não saberá gastar 11 milhões. Isso é evidente. Não podemos nos iludir com mais esta falácia cantada pelo síndico do Santa Cruz por onde ele passa.
Por falta de seriedade e de dinheiro temos de nos humilhar aos jogadores pernas de pau. Pior ainda é levar um não deles, mesmo quando já estão treinando no clube e percebem a bagunça e a barca furada em que estão entrando logo caem fora. Quanta humilhação para o mais querido. Os melhores jogadores que o clube revela são vendidos por qualquer bagatela ou o Santa perde os seus direitos na justiça. Isso é coisa de clube amador. Esse é o nosso Santa Cruz em mãos erradas.
Qualquer administração que fracassa tem o costume de culpar a anterior. É a chamada herança maldita. Esse discurso sempre vem à tona com os maus resultados. No Santa não foi diferente. Nunca estivemos tão mal das pernas. Mesmo com as várias heranças malditas que vão sendo passadas de gestão em gestão no Santa Cruz somos o clube que mais chegou em finais de Campeonatos Estaduais.
Agora nossa briga tem sido para não cair. E olhem que o cara é um vitorioso. Gostaria de vê-lo falando das heranças malditas, mas com um clube disputando títulos e brigando na parte de cima da tabela.
Até mesmo o seu discurso ganharia Credibilidade e Competência, pois foi esse o mote de sua campanha.
(do blog do santinha)

Nenhum comentário: